Pular para o conteúdo principal

MARCO DO JAURU




Símbolo do Tratado de Madrid, pactuado entre os reinos de Portugal e Espanha em 1750, tratado este que retificou os limites estabelecidos até então pelo Tratado de Tordesilhas.
Monumento em mármore de lioz, feito na cidade de Cadiz - Espanha e trasladado para a foz do Rio Jauru em 1754. Em 1766 o Tratado de Madrid foi anulado e a Coroa Espanhola mandou destruir todos os marcos instalados na América do Sul, contudo o Marco do Jauru foi o único que restou e em 1865 foi para a praça Barão do Rio Branco. Atualmente o Marco encontra-se em frente a Catedral de São Luís. 
Tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional em 1978, ano do Bi-centenário de Cáceres/MT.

Postagens mais visitadas deste blog

CATEDRAL SÃO LUIZ

INSPIRAÇÃO NEOGÓTICA

A construção da Catedral de São Luiz compreende vários contextos, considerando que na data do lançamento da pedra fundamental (1919) em virtude das comemorações do bi-centenário de Cuiabá, a capital de MT, a proposta de construir réplicas da Notre Dame de Paris em Cuiabá e em Cáceres, nos indica o prestígio econômico e político da cidade neste momento. No ano de inauguração da Catedral (1965) a cidade de Cáceres apresentava outros contextos, em virtude da sua condição de fronteira durante a ditadura militar e a expansão oeste.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS - Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico - Paredes mais leves e finas. - Janelas predominantes. - Torres ornadas por rosáceas. - Utilização do arco de volta quebrada. - Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide. - Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas.

Visita Técnica à Fazenda Descalvados

A Fazenda Descalvados, datada da segunda metade do século XIX, está localizada a 100 km de Cáceres, às margens do rio Paraguai e pertenceu às terras da fazenda Jacobina. Ela atravessou diferentes períodos durante sua história. Ela se destacou como um grande empreendimento agroindustrial, que ganhou importância quando passou a propriedade de estrangeiros que transformaram a charqueada em fábrica, destinada à produção de derivados de carne que deveriam ser colocados no mercado internacional. Descalvados se tornou então o mais importante estabelecimento industrial de Mato Grosso. A empresa fracassou sob a gestão dos belgas e depois retorna apenas como uma fazenda de criação de gado.
A visita técnica ocorreu nos dias 29 e 30 de outubro de 2014. O meio de condução por terra foi feito pelo micro-ônibus da UNEMAT e depois o translado de barco. A visita in loco foi guiada pelo Prof. Dr. Domingos Sávio da Cunha Garcia autor da obra intitulada “Os Belgas na fronteira Oeste do Brasil, que conta p…

TIPOLOGIA COLONIAL

CONTEXTO HISTÓRICO:
A Arquitetura Colonial no Brasil foi introduzida a partir de 1530 até 1830. Neste período os colonizadores importavam as correntes estilistas da Europa, adaptando-as às condições materiais e sócio-econômicas locais. Em Cáceres as construções coloniais possivelmente datam do século XIX baseando-se na arquitetura tradicional, sem atributos ou ornamentos decorativos.  Estas edificações foram denominadas também de construções de "Pedra e Cal" ou "construção Bandeirante" tanto em virtude dos materiais utilizados para a construção das mesmas (tijolos de taipa ou adobe) e também devido à disseminação desta técnica construtiva realizada pelos bandeirantes nas suas incursões pelo interior da colônia.