Pular para o conteúdo principal

Plano Ortogonal da Villa Maria do Paraguay – Século XVIII.


No Termo de fundação de Vila Maria do Paraguay (06/10/1778), consta o plano ortogonal da povoação, com os nomes das primeiras ruas e travessas, altura das casas e a determinação de alinhamento das mesmas.
"Em Localidade de beira de rio, a construção da cidade daria sempre pela chamada praça maior, ficasse ela de modo que, ao sair o sol, desse primeiro na povoação e só depois nas águas. A forma da praça seria de um quadrilátero, cuja largura correspondesse pelo menos a dois terço do comprimento, de modo que em dia de festa, nelas pudessem correr cavalos.
(...) O tamanho mediano e boa seria de seiscentos pés de comprido por quatrocentos de largo. A praça servia de base para o traçado das ruas: as quatro principais seriam o centro de cada face da praça. Dê cada ângulo sairia mais duas, havendo cuidado que os quatros ângulos olhassem para os quatro ventos. Nos lugares quentes as ruas deveriam ser estreitas. No entanto onde houvesse cavalos, o melhor seria que fossem largas.(...)"

Holanda, Sérgio Buarque  de, 1902-1982.

Raízes do Brasil/ Sérgio Buarque de Holanda. – 26. Ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 1995./O Semeador e o Ladrilhador, pg97.