Pular para o conteúdo principal

Colóquio Internacional Matto Grosso Expedition (1931)

O evento ocorreu no dia 28 de outubro de 2014 na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Cáceres– SEMATUR. Sua realização foi uma parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, o Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral, o PIBID/História e a Prefeitura de Cáceres.

Esse evento teve como finalidade discutir a expedição ocorrida em Mato Grosso durante o período entre guerras. Expedição essa composta por aventureiros e cientistas em busca de desbravar o pantanal. O público alvo eram Pesquisadores e estudantes de História, geografia , Turismo, Biologia e toda Sociedade em geral, com um número de 100 vagas ofertadas

A programação se dividiu em dois períodos. No período matutino das 08:00 – 12:00 ocorreram as conferências: 1- “Descalvados na Historiografia de Mato Grosso” com o Prof. Dr. Domingos Sávio da Cunha Garcia (UNEMAT), 2- “Porque Descalvados? Expedições no Mato Grosso no período entre guerras” com o Prof. Ph.D. Eric H. Hobson (Belmont University School of Pharmacy). No período noturno das19:00-23:00: Exibição do filme “Matto Grosso, the Great Brazillian Wilderness” (1931) e a conferência sobre “Aspectos biográficos de Solon Alexander Daveron” com David Randle.

O evento contou com o prof do CNA Cáceres Eduardo Mariano Dos Santos Lima para traduzir a conferência do Prof. Ph.D. Eric H. Hobson. O objetivo do evento foi discutir, divulgar conhecimentos e fomentar pesquisas e produções acerca das iniciativas expedicionárias norte-americanas na fronteira de Mato Grosso. O Colóquio foi um sucesso em termos de troca de experiência e proporcionou um diálogo com profissionais de outro país, possibilitando o intercâmbio de ideias, informação e conhecimento, oportunidade quase única, já que é muito difícil promover um evento em parceria com universidades estrangeiras. Sua relevância para Cáceres se desdobra enquanto fonte para inúmeros trabalhos.