Pular para o conteúdo principal

Visita Técnica à Fazenda Descalvados

A Fazenda Descalvados, datada da segunda metade do século XIX, está localizada a 100 km de Cáceres, às margens do rio Paraguai e pertenceu às terras da fazenda Jacobina. Ela atravessou diferentes períodos durante sua história. Ela se destacou como um grande empreendimento agroindustrial, que ganhou importância quando passou a propriedade de estrangeiros que transformaram a charqueada em fábrica, destinada à produção de derivados de carne que deveriam ser colocados no mercado internacional. Descalvados se tornou então o mais importante estabelecimento industrial de Mato Grosso. A empresa fracassou sob a gestão dos belgas e depois retorna apenas como uma fazenda de criação de gado.

A visita técnica ocorreu nos dias 29 e 30 de outubro de 2014. O meio de condução por terra foi feito pelo micro-ônibus da UNEMAT e depois o translado de barco. A visita in loco foi guiada pelo Prof. Dr. Domingos Sávio da Cunha Garcia autor da obra intitulada “Os Belgas na fronteira Oeste do Brasil, que conta parte da história da Fazenda Descalvados. Integravam ainda a expedição o Prof. Me. Acir Fonseca Montecchi, Prof. Ph.D. Eric H. Hobson, que estudou a Matto Grosso Expedition (1931), David Randle, que possui estudos sobre Daveron e um livro sobre o município de Rio Branco-MT intitulado Finding Neguinho, Sandra Siemel, filha de Sasha Siemel, dos principais personagens da expedição, estudada pelo Prof. Eric, Professora Supervisora Vera Lúcia Silva de Almeida Oliveira e Sione dos Reis, 6 bolsistas do PIBID/História, sendo Giseli Fabiane Pereira, Valeska Bassi de Souza, Tássia Camila, Izailda Charmo, Mayara Arruda, Aline Cardoso, um egresso colaborador Miguel Santana e uma bosista do NUDHEO Eliane Muniz.

A fazenda Descalvados se liga à Matto Grosso Expedition (1931), porque ela foi um de parada e abrigo para os expedicionários, escolhida por sua localização geográfica e subsequente diversidade biológica, gerência e infraestrutura do rancho, e conexões interpessoais americanas nas comunidades social, científica e política.

Além das importâncias já referidas inicialmente, Descalvados é um espaço rico para pesquisas não só referentes à economia e política, mas também suas relações social, culturais, já que essa abrigava inúmeras camadas sociais. Além disso, Descalvados se localizava próxima a uma aldeia indígena dos Bororos. Descalvados foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 2001, e se destaca por sua bela arquitetura colonial e por guardar características dos povos que viviam lá. Não há duvidas de sua importância enquanto patrimônio material, que reserva uma riqueza arqueológica a ser explorada, tendo poucos trabalhos produzidos referentes a ela.

A visita técnica foi importante para conhecermos o local de que tanto se falou no Colóquio Interncional. Entender de perto como e porque aquele local serviu de abrigo à expedição de 1931. Hoje a Fazenda Descalvados é testemunha e personagem da história mato-grossense. E mesmo sendo tombada apenas em nível estadual, deve ser percebida como Patrimônio Cultural do Brasil. Um lugar com construções que enchem os olhos de quem estuda e trabalha com a vertente do patrimônio, como no caso do PIBID/História.